A CULPA NÃO É DO SINDICATO – Sindesporte faz esclarecimentos sobre o aumento de 1,95%

Fonte: (Sindesporte) 05/01/2018 - 13:40:09

Trabalhador!

Se existe um responsável pelo baixo reajuste de salário de 1,95% não é o Sindesporte.

Alguns trabalhadores estão equivocados e descontando sua revolta na Entidade Sindical. É preciso entender que a inflação (INPC) é controlada pelo governo, que em dezembro impôs um percentual baixíssimo de 1,95%, que é duvidoso, mas não deixa de ser oficial.

As negociações coletivas tomam como base este índice para reajustar os salários, e na atual situação econômica que país atravessa, o setor patronal aplica somente a inflação e nada além disso.

Categorias grandes, médias e pequenas de todo o país negociaram índices semelhantes. Muitas categorias não conseguiram nem a reposição da inflação e ainda perderam cláusulas sociais, já garantidas em negociações anteriores.

Atribuir a culpa do baixo reajuste ao Sindesporte é no mínimo injusto. É necessário analisar a convenção coletiva no aspecto geral.

Para se ter uma ideia, tivemos uma negociação duríssima, onde o desafio foi impedir que os direitos conquistados há décadas fossem perdidos com a aplicação da reforma trabalhista.

É importante enfatizar que com a Reforma Trabalhista e as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, o trabalhador não tem nada garantido. O acordo coletivo tem validade de doze meses, após este período deixa de existir, sendo necessário uma nova negociação iniciando do zero. Cesta básica, vale transporte, vale refeição, plano de saúde, refeitório e outros benefícios corriam o risco de serem perdidos.

Companheiro! O momento requer muita cautela, atualmente o pais conta com 13 milhões de desempregados. As comissões negociaram com responsabilidade, evitando que muitos trabalhadores iniciassem 2018 sem o seu emprego. Isto vale mais do que qualquer aumento salarial.

Não se oponha a quem sempre lutou por você!
Juntos em 2018 podemos conquistar muito mais.