A terceirização humilha, escraviza e divide

Fonte: (Sindesporte) 07/04/2015 - 16:06:19

COMPANHEIROS,

A Câmara dos Deputado está prestes a votar um projeto que acaba de vez com o 13º salário, Férias, FGTS, Licenças e Previdência Social, é isso mesmo, querem rasgar a CLT e instaurar a lei da selvageria nas relações capital-trabalho.

Seria a liberação para terceirizar qualquer atividade da empresa, isso significa que, de uma hora para outra, a empresa em que você trabalha poderá demitir os trabalhadores e depois contrata-los como terceirizados, para trabalhar mais e ganhar menos.  Em outros casos, exigir que você abra uma empresa individual para prestar serviços como terceirizado. Adeus férias, 13º salário, Licenças, FGTS e Previdência Social.

É por isso que você trabalhador, não pode ser tão ingênuo ao ponto de acreditar que a terceirização ampliará a oferta de emprego e trará melhores salários. A verdade é que, neste tipo de contratação somente uma parte sai lucrando, e com certeza não é o trabalhador.

Veja alguns dos estragados do Projeto de Lei 4.330, de autoria do Deputado Federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que permite a terceirização sem limites, em qualquer função:

• Acaba com registro em carteira
  • Reduz salários
  • Elimina o 13º salário, Férias, FGTS e Previdência Social
  • Aumenta a jornada de trabalho
  • Torna instável o emprego
  • Quebra a solidariedade entre os trabalhadores
  • Piora as condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho
  • Desorganiza a representação sindical

Empregados Terceirizados – Discriminação, acidentes e Calote

De acordo com um estudo do Dieese, o trabalhador terceirizado sofre outros prejuízos:

• Maior rotatividade: Permanece 3,1 anos a menos no emprego do que o trabalhador contratado diretamente.
  • Tem uma jornada semanal superior em três horas, na média.
  • Recebe na média salários 25% a menos, sem benefícios.
  • A cada 10 acidentes de trabalho fatais, oito ocorrem entre trabalhadores terceirizados. Por falta de treinamento e investimentos em qualificação, a terceirização está matando os trabalhadores.
  • Calotes: frequente o sumiço das terceirizadas ao fim dos contratos sem pagar salários, rescisões e obrigações trabalhistas, como recolhimentos de FGTS E INSS.

DIGA NÃO À TERCEIRIZAÇÃO!
DIGA NÃO À PRECARIZAÇÃO!