Departamento Jurídico esclarece o reajuste salarial de 1,95%

Fonte: (Sindesporte) 27/02/2018 - 10:49:20

Como advogada do Sindesporte, quero esclarecer para a categoria que, tivemos uma negociação duríssima e ao mesmo tempo equilibrada com o setor patronal. Na época a realidade econômica era de inflação baixíssima, empresas demitindo em massa e para piorar, a Reforma Trabalhista que acabava de entrar em vigor.

As negociações coletivas ocorrem com base no INPC que é o índice que reajusta os salários da maioria das categorias. O governo que controla este índice, divulgou em dezembro um percentual baixíssimo de 1,95%, que é duvidoso, e sabemos que não produziu nenhum ganho para o trabalhador.

Negociamos até onde foi possível, optamos pela preservação do emprego, evitando que muitos trabalhadores perdessem seus postos de trabalho, já que naquele momento tínhamos quase 13 milhões de desempregados, e uma  espera em média de 14 meses para conseguir uma recolocação no mercado.

Outro lado positivo das negociações, foi que conseguimos impedir que direitos sociais conquistados há décadas, fossem retirados da convenção coletiva, com a aplicação da reforma trabalhista.

Aumento de 47,46% – Não podemos esquecer que nos últimos 5 anos antes da reforma trabalhista, o Sindesporte conquistou 47,46% de reajuste acumulado para toda a categoria.

Daí a importância dos trabalhadores lutarem junto com o Sindicato. Esperamos que este ano seja diferente, que possamos negociar em melhores condições e obter resultados mais satisfatórios.

Dra. Vanessa S. Marques,

Advogada do Sindesporte.