A maior manifestação da história de Brasília

Mais uma vez a classe trabalhadora deu exemplo de união, força e luta. No dia 24 de maio, o “Ocupa Brasília” entrou para a história como a maior manifestação da capital federal. A marcha reuniu 200 mil trabalhadores, sendo mulheres e homens, jovens, crianças e idosos vindos de todas as regiões do Brasil.

A manifestação foi pacífica, organizada e absolutamente tranquila, com protestos contra as reformas trabalhista e previdenciária,  contra o governo Temer e por eleições diretas já.

Tudo caminhava bem, quando a marcha chegou próximo ao Congresso Nacional, uma barreira da Polícia impediu que os  manifestantes ocupassem o gramado.

Neste momento, presidentes de centrais, sindicalistas, Deputados Federais e Senadores faziam discursos no primeiro carro de som, foi quando eles perceberam que mascarados e Black Bloc haviam se infiltrado na manifestação para provocar os policiais.

As autoridades que estavam no carro de som, perceberam que o conflito era iminente, e começaram a pedir de forma veemente, para que polícia, mascarados e Black bloc acalmassem os ânimos, e a retira das máscaras dos rostos. Nada disso adiantou, e em minutos, iniciou o confronto.

A polícia então atacou os mascarados e Black Bloc e agiu também com violência extrema e descabida contra os manifestantes, entre eles, crianças, mulheres e idosos, que não portavam nenhum tipo de arma. Estavam ali apenas para protestar por seus direitos e contra o governo, nada tinham a haver com as provocações.

O uso de artefatos pesados como bombas de efeito moral, spray de pimenta balas de borracha, arma de fogo e até helicóptero que lançava bombas, transformou o gramado em um campo de guerra, num verdadeiro massacre covarde contra os trabalhadores,  deixando 49 feridos, entre eles um baleado no rosto que encontra-se em estado grave, um estudante que teve a mão decepada e muitos manifestantes presos.

Puro Ódio – Temer que tem ódio do povo, haja vista as reformas que retiram direitos e sua baixíssima popularidade, aproveitou da confusão e mandou a Força de Segurança Nacional às ruas para reprimir e mostrar o seu autoritarismo. Tudo isso para desqualificar a manifestação na tentativa de criminalizar e calar as Centrais Sindicais e os trabalhadores, querendo passar para a população a imagem de uma manifestação de baderneiro. Não conseguiu.

O presidente do Sindesporte, Jachson Sena Marques que estava a poucos metros do confronto, também foi vítima desse despreparo policial.  “Tudo corria bem, de repente bombas de gás lacrimogêneo começaram a ser lançadas em nossa direção. O gás provocou vômitos e muita dificuldade para respirar em nossa delegação presente. Trabalhador não se comporta assim, foi uma armação a mando do governo, para impedir o objetivo da nossa manifestação”. Explica Jachson.

O Sindesporte parabeniza os seus representados e todos os trabalhadores de diversas categorias que foram a Brasília e de forma pacífica, realizaram esta marcha que entrou para a história do país.

A luta em defesa dos direitos e da democracia continua. As Centrais Sindicais vão se reunir para discutir novas ações. Se o governo e seus aliados não recuarem, o movimento sindical caminhará rumo a mais uma greve geral.

VIVA A CLASSE TRABALHADORA

Confira as fotos do movimento