Trabalhador é a principal vítima da terceirização

Fonte: (Sindesporte) 10/06/2015 - 10:36:59

A classe patronal sempre tenta cortar custos. E faz isso de várias formas. Em época de crise econômica, o meio mais comum é cortar direitos e benefícios, bem como precarizar condições de trabalho.

É o que acontece agora, com a tentativa de legalizar a terceirização irrestrita. A lei foi aprovada na Câmara dos Deputados e será analisada no Senado.

O que pode acontecer – Traba­lhadores registrados poderão ser demitidos pelas empresas para que terceirizados sejam contratados em seu lugar, com menor salário e menos direitos, seria a extinção de departamentos inteiros subs­tituídos por empresas prestadoras de serviços.

Outra forma de contratação é a “Pejotização” onde o trabalhador, pressionado pela empresa, deixa de ser empregado registrado e passa a prestar serviços, emitindo nota fiscal, perdendo assim todos os seus direitos trabalhistas.

A aprovação do texto nesse formato pode fazer com que a profissão de 12 milhões de terceirizados seja regulamentada, mas que os outros 40 milhões de trabalhadores com contrato direto, como você, cor­ram risco de caírem na informalidade.

Nosso Sindicato é contra a terceirização ampla.

Não aceitamos que ela ocorra na atividade prin­cipal da empresa. E não estamos sozinhos nesse combate ao PLC 30/2015 (antigo PL 4.330). As nove Centrais Sindicais, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho, o Ministro do Trabalho, Ma­noel Dias, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Ministério Público do Trabalho, Associação Na­cional dos Procuradores do Trabalho, DIAP – De­partamento Intersindical de Assessoria Parlamen­tar, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) os Movimento Sociais e outras entidades, combatem a terceirização e alertam para a preca­rização e quebra de direitos.

Então, quem ganha com a terceirização? Na ter­ceirização o que está em jogo é o aumento dos lucros, logo, quem ganha é a classe patronal, tan­to a empresa que contrata quanto a empresa que oferece os serviços. Só não ganha o trabalhador terceirizado, que segundo o Dieese, recebe 27% a menos que o trabalhador contratado direto e ainda trabalha 3 horas a mais.

Se nós não revertermos esse projeto, todos os trabalhadores serão terceirizados, seremos 52 mi­lhões vivendo na mais absoluta precariedade.

A HORA É AGORA, faça sua pressão junto aos sena­dores, são eles os responsáveis em vetar o projeto.

Como fazer sua pressão contra o projeto

VOTE CONTRA

O Senado Federal promove na internet uma pesquisa rápida de opnião sobre o tema.

Acesse o link: www12.senado.gov.br/ecidadania/ visualizacaotexto?id=164641

É necessário informar nome completo e e-mail.

Importante: Após a votação, clique no link enviado para o seu e-mail para validar o voto.

Divulgue para o maior número de pessoas possíveis. Estamos juntos e você faz parte desta luta!